AUTOAVALIAÇÃO

  1. Grande produção intelectual com número expressivo de trabalhos completos publicados e alta qualidade. Mais da metade dos trabalhos publicados em revistas indexadas nos extratos superiores. Produção intelectual coerente com as linhas de pesquisa do programa.
  2. Infraestrutura de laboratórios incluindo o laboratório de Investigação em Oftalmologia (LIM-33), de laboratórios colaboradores no Complexo FMUSP-HC, do ambulatório totalmente aparelhado além da enfermaria e centro cirúrgico da Clínica Oftalmológica, de recursos de informática, biblioteca, de apoio estatístico.
  3. Apoio material e intelectual da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de São Paulo.
  4. Possibilidade de interação com pesquisadores de outras unidades da Faculdade de Medicina e da USP. Interação com grupos de pesquisa sólidos e bem estabelecidos.
  5. Internacionalização com facilidade para o desenvolvimento de teses e estágios no exterior com ou sem bolsa através dos intercâmbios institucionais desenvolvidos.
  6. Forte captação de recursos
  7. Alto nível do corpo docente do programa, com titulação de Livre Docência e/ou pós-doutorado. Participação ativa dos docentes nas linhas de pesquisa e nas disciplinas do programa.
  8. Alta produção científica de cada um dos docentes permanentes
  9. Nucleação de egressos em vários estados do país.

PERSPECTIVAS E PROCESSOS DE MELHORIAS FUTURAS

No planejamento futuro o programa pretende:

– Manter o forte estímulo à produção científica em revistas de alto impacto e o estímulo à cooperação internacional tanto nos projetos de pesquisa como em visitas de intercâmbios (visitas e recebimento de visitantes) entre docentes a Instituições de Pesquisa de destaque internacional.

– Estimular ainda mais as atividades de ensino a distância, possibilitando maior participação de pesquisadores de outros estados e do exterior.

– Aumentar a participação de alunos em atividades de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior, em centros de excelência internacional

– Manter o estímulo forte ao programa de pós-doutorado, de tal forma a manter o fortalecimento das linhas de pesquisa e facilitar a promoção da renovação e ampliação do programa.

– Estimular a captação de recursos para pesquisa em agências oficiais e aumentar o número de bolsistas com produtividade em pesquisa entre os docentes assim que as condições econômicas das agencias possibilitar.

-Melhorar a avaliação dos alunos durante o curso. O programa e a comissão de pós-graduação da FMUSP avaliam regularmente os docentes por ocasião do seu credenciamento e recredenciamento. O PPG pretende que a avaliação durante o curso o aluno seja anual, formalmente realizada através de relatórios acadêmicos, no qual deve relatar as atividades desenvolvidas durante o ano, detalhar o andamento de sua pesquisa e a realização das disciplinas. Essa avaliação será realizada a partir de 2021 por uma comissão composta por três docentes do programa e um discente.