AUTOAVALIAÇÃO

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

  1. Grande produção intelectual com número expressivo de trabalhos completos publicados e alta qualidade. Mais da metade dos trabalhos publicados em revistas indexadas nos extratos superiores. Produção intelectual coerente com as linhas de pesquisa do programa.
  2. Infraestrutura de laboratórios incluindo o laboratório de Investigação em Oftalmologia (LIM-33), de laboratórios colaboradores no Complexo FMUSP-HC, do ambulatório totalmente aparelhado além da enfermaria e centro cirúrgico da Clínica Oftalmológica, de recursos de informática, biblioteca, de apoio estatístico.
  3. Apoio material e intelectual da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de São Paulo.
  4. Possibilidade de interação com pesquisadores de outras unidades da Faculdade de Medicina e da USP. Interação com grupos de pesquisa sólidos e bem estabelecidos.
  5. Internacionalização com facilidade para o desenvolvimento de teses e estágios no exterior com ou sem bolsa através dos intercâmbios institucionais desenvolvidos.
  6. Forte captação de recursos
  7. Alto nível do corpo docente do programa, com titulação de Livre Docência e/ou pós-doutorado. Participação ativa dos docentes nas linhas de pesquisa e nas disciplinas do programa.
  8. Alta produção científica de cada um dos docentes permanentes
  9. Nucleação de egressos em vários estados do país.

PERSPECTIVAS E PROCESSOS DE MELHORIAS FUTURAS

No planejamento futuro o programa pretende:

– Manter o forte estímulo à produção científica em revistas de alto impacto e o estímulo à cooperação internacional tanto nos projetos de pesquisa como em visitas de intercâmbios (visitas e recebimento de visitantes) entre docentes a Instituições de Pesquisa de destaque internacional.

– Estimular ainda mais as atividades de ensino a distância, possibilitando maior participação de pesquisadores de outros estados e do exterior.

– Aumentar a participação de alunos em atividades de doutorado sanduíche e de pós-doutorado no exterior, em centros de excelência internacional

– Manter o estímulo forte ao programa de pós-doutorado, de tal forma a manter o fortalecimento das linhas de pesquisa e facilitar a promoção da renovação e ampliação do programa.

– Estimular a captação de recursos para pesquisa em agências oficiais e aumentar o número de bolsistas com produtividade em pesquisa entre os docentes assim que as condições econômicas das agencias possibilitar.

-Melhorar a avaliação dos alunos durante o curso. O programa e a comissão de pós-graduação da FMUSP avaliam regularmente os docentes por ocasião do seu credenciamento e recredenciamento. O PPG pretende que a avaliação durante o curso o aluno seja anual, formalmente realizada através de relatórios acadêmicos, no qual deve relatar as atividades desenvolvidas durante o ano, detalhar o andamento de sua pesquisa e a realização das disciplinas. Essa avaliação será realizada a partir de 2021 por uma comissão composta por três docentes do programa e um discente.